Parte integrante de uma paisagem cheia de história e envolvida pela imponência e beleza da Arrábida, a Quinta de São Paulo sempre teve uma forte ligação com as localidades vizinhas, nomeadamente Palmela e Setúbal.
Conhecida pelos seus laranjais onde eram colhidas as famosas Laranjas de São Paulo, a Quinta ficou conhecida pela produção agrícola mas também cultural, associada nomeadamente a manifestações de carácter religioso.

A Quinta Pedagógica nasce com o objectivo de ser um veículo transmissor de conhecimento e também um espaço de experimentação e reflexão. O local de eleição para conhecer e estudar o trabalho rural, a cultura da região e as suas técnicas agro-pecuárias.

Pensada para receber as escolas da região do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico e também do ensino especial, o seu projecto visa a promoção da educação ambiental, para a saúde, para o património, numa perspectiva pedagógica informal.

A paisagem convidativa combinada com as infra-estruturas existentes tornam a Quinta num espaço versátil e acolhedor.
Aqui os alunos poderão:

- Ter acesso a visitas guiadas que permitem conhecer as diferentes unidades estruturais da quinta e acompanhar os ciclos agrícolas;

- Preparar a terra, semear e plantar, tratar e recolher produtos da horta, pomar, vinha e olival;

- Conhecer e contactar com os animais domésticos de uma quinta agrícola – alimentar, cuidar, recolher ovos, entre outras;

- Aprender a reconhecer as diferentes espécies da Fauna e Flora recorrendo aos cinco sentidos (visão, tacto, olfacto, audição e paladar);

- Conhecer e experimentar os processos de produção do queijo, a confecção do pão, técnicas de maneio do gado e de produção agrícola;

- Conhecer as características e experimentar os usos de ervas aromáticas.

FUNCIONAMENTO

A Quinta Pedagógica funciona em articulação com o calendário lectivo dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Recebendo visitas das 10h00 às 12h30, sendo este o melhor horário para respeitar as necessidades dos animais, no entanto, também existe a possibilidade de receber visitas das 14h00 às 16h30.

ESPAÇOS

Foram construídos 7 espaços interactivos que na sua totalidade congregam as diferentes áreas, animais, vegetais e estruturas necessárias de uma quinta agrícola:

Curral
- Aqui podem encontrar a burra Estrela, o burro Manjerico, a vaca Vitória, as cabras e as ovelhas.

Horta
- Local de experimentação de técnicas hortícolas e onde os alunos podem conhecer o cultivo das espécies mais comuns da região.

Estábulo
- É o dormitório da maioria dos animais da Quinta onde encontrarão a gata Papoila, os porcos anões e um sem fim de actividades em torno do cuidado dos animais.

Casa das Aves e dos Coelhos
- Recolher ovos, alimentar os coelhos, ter no colo uma cria de ganso, faisão ou coelho…

Pomar
- O desenvolvimento da espécie não é tão simples como parece e é bem mais interessante quando visto e experimentado.

Pérgula
- Espaço multi-usos onde os alunos podem fazer o pão, o queijo, plantar sementes, transplantar plantas e fazer pintura vegetal, entre outras actividades.

Área de recreio
- Porque a brincadeira faz parte de todos nós.

 
Espaços da Quinta    
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
Animais da Quinta    
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     
 
     

 

 

 

AMRS | CONTACTOS | LINKS