Passar para o Conteúdo Principal
menu

ESCOLAS

As visitas, direcionadas para as escolas de 1º,2º e 3º ciclos da Região de Setúbal abordam diferentes temas, tais como a agropecuária, as árvores, plantas e fungos, os animais da Quinta e as suas características físicas e biológicas.

As atividades práticas assumem grande relevo, nomeadamente, a exploração das espécies vegetais da horta, o contato com os animais e a produção de pão.

Todas as crianças que visitam a Quinta Pedagógica de São Paulo têm ainda tempo para brincar, explorando este espaço de uma forma livre e espontânea.

 

HORÁRIOS

As visitas à quinta Pedagógica de São Paulo podem ser realizadas nos seguintes horários:

- Manhã, das 10h00 às 12h30;

- Tarde, das 14h00 às 16h30;

- Dia inteiro, das 10h00 às 16h00.

 

TEMA DAS VISITAS

  • TEMA 1 | Agropecuária - A evolução dos tempos


    Neste tema, é abordada a evolução das técnicas da agropecuária ao longo dos tempos. É feita uma explanação do tema que tem como objetivo dar a conhecer aos visitantes o trabalho que é feito pelo Homem no âmbito da agricultura e da pecuária. De uma forma dinâmica, pretende-se oferecer um conjunto de atividade teóricas e práticas tais como dar a conhecer a papel dos animais da quinta, dar a conhecer a utilidade das hortas na comunidade, proceder a práticas de agricultura e à confecção de pão.

    Conteúdos programático:

    • O processo de domesticação: razões pelas quais os animais são domesticados pelo homem. Razões pelas quais os animais se “deixam” domesticar;
    • A relação do Homem com o Animal, da origem ao futuro;
    • Homem-Animal-Meio; a relação entre estes três agentes como interagem entre si, quais as suas funções, qual o papel de cada um;
    • Origem das hortas, da escassez à abundância;
    • Novas abordagens à agricultura.
  • TEMA 2 | Plantas e Fungos

    As visitas feitas sobre o tema plantas e fungos têm como objetivo dar a conhecer aos visitantes toda a diversidade de espécies vegetais existente na quinta e na nossa região. São realizadas atividades lúdico-pedagógicas de reconhecimento das espécies, transmissão de conhecimentos teóricos e práticos sobre fungos e plantas.

    Conteúdos programáticos:

    • As diferenças e semelhanças entre plantas e fungos;
    • A sua origem e evolução até aos dias de hoje;
    • Processos de reprodução das plantas;
    • Seleção artificial e seleção natural;
    • Quais os grupos das plantas e suas características;
    • Ciclo do azoto;
    • Constituição das plantas e as suas funções;
    • Fotossíntese;
    • Dissecação de fungos;
    • Decalque de tronco e folhas de árvores (bosque do conhecimento).
  • TEMA 3 | Animais da Quinta

    Neste terceiro tema, os visitantes vão conhecer vários animais da quinta, de espécies e classes diferentes. Aqui, o objetivo está em perceber quais as semelhanças e diferenças entre eles e a evolução das suas características, a forma como se adaptaram ao meio e o que permitiu a sua evolução.

    Nesta visita os alunos terão oportunidade de interagir com diferentes animais, de compreender quais os tipos de alimentação, como funciona o sistema digestivo de todos eles, assim como o seu desenvolvimento embrionário. 

    Conteúdos programáticos: 

    Características do reino animal:

    • Semelhanças e diferenças entre peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos;
    • Processos de reprodução dos animais;
    • Desenvolvimento embrionário dos mamíferos e das aves;
    • Seleção artificial e seleção natural;
    • Sistema digestivo dos peixes, aves e mamíferos.
  • TEMA 4 | As Sensações da Quinta

    Esta visita, mais direcionada para pré-escolar e ou populações com necessidade educativas especiais, tem como objetivo despertar os cinco sentidos do corpo humano: a visão, o olfato, o paladar, o tato e a audição.

    A Quinta Pedagógica é um espaço privilegiado e de uma grande riqueza sensitiva. Pretende-se nesta visita que os alunos possam ser conduzidos a uma viagem sensorial onde podem explorar todos os seus sentidos numa conexão privilegiada com a natureza.

     

    Conteúdos programáticos: 

    • Fazer a massa do pão e deixar a levedar;
    • Contacto com os mamíferos de grande, médio e pequeno porte;
    • Apresentação do estábulo para conhecer os animais mais pequenos, nomeadamente as aves;
    • Em roda, contacto com aves e coelho;
    • Relaxamento na zona relvada;
    • Moldar a massa para levar ao forno;
  • TEMA 5 | Ecossistemas

    Nesta visita interessa focar os conteúdos programáticos nas boas práticas do espaço da quinta pedagógica de São Paulo, para que desta forma, se possa explicar alguns dos problemas ecológicos e atmosféricos que estamos a viver neste momento. Assim, pegando no exemplo positivo da quinta pedagógica, damos a conhecer as consequências do aumento populacional, do aparecimento das grandes cidades e do uso abusivo e extensivo dos solos e também da criação intensiva do gado. Dar exemplos das práticas menos positivas que têm sido desenvolvidas pelo o Homem e que neste momento estão a causar sérios problemas no planeta Terra. No fundo, consciencializar as crianças de hoje pensado nos adultos que irão ser amanhã, procurando incutir práticas conscientes e positivas para a salvaguarda do meio ambiente.

    Conteúdos programáticos: 

    • O ciclo da àgua;
    • O ciclo do azoto;
    • Ciclo do nitrogénio;
    • Biodiversidade - o papel do homem;
    • Rochas e solos - utilidade das rochas;
    • Tipos de solos;
    • Olaria.
  • TEMA 6 | O dia-a-dia na Quinta

    Neste tema, os alunos são convidados a realizar as atividades diarias da quinta. São eles que mudam os animais do estábulo para o pasto, que escovam a burra, dão de mamar aos borregos, tratam das ovelhas, tiram os ovos das aves e fazem eles próprios o pão, plantam espécies vegetais, limpam as boxes e organizam o trabalho necessário ao bem-estar dos animais da quinta.

    Pretendemos assim dar a conhecer as artes e ofícios de uma realidade mais rural. Perceber “o como se faz e de onde vem", dando a conhecer a origem dos produtos que encontramos nas superficies comerciais.

     

    Conteúdos programáticos:

    • Fazer a massa do pão e deixar a levedar;
    • Levar os animais para o pasto;
    • Recolher os ovos;
    • Recolher lenha para fazer o lume;
    • Fazer a cama dos animais.
  • TEMA 7 | À descoberta da Quinta


    Esta é uma proposta mais livre, no fundo, queremos que as crianças explorem a quinta com orientação dos responsáveis de grupo. Nesta variante de visita, as crianças são desafiadas pelos técnicos da quinta pedagógica para realizarem um Peddy Papper. Nesta atividade são colocadas perguntas relacionadas com os temas da quinta Pedagógica e a procura pelas respostas corretas leva-os a conhecer o espaço da quinta de uma outra perspetiva, mais autodidata e também mais responsável.

    Queremos que as turmas se dividam em grupos mais pequenos e possam jogar de forma livre, explorando as relações intergrupais, estimulando a interajuda, a curiosidade, a criatividade, a espontaneidade, e a busca pelo conhecimento.

    Durante a visita os alunos são sempre acompanhados, de forma a esclarecer eventuais dúvidas.

     

    Conteúdos programáticos:

    Realização de um Peddy Papper com os conteúdos do caderno da quinta.

  • TEMA 8 | LIVRE

    Ao selecionar esta opção, os professores combinam no próprio dia com os técnicos quais os temas que pretendem abordar na visita. Como componentes práticas, a confeção de pão será a atividade predefinida.

 

BOTÃO FORMULÁRIO

 

Para mais informações: quinta.pedagogica@amrs.pt